É uma tradicional arte-marcial originária do Japão, criada pelo GRÃO-MESTRE MORIHEI UESHIBA (1883-1969) que concentrou nela a essência do conjunto das artes-marciais japonesas – BUDO -. Buscando coordenar as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDO propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando:
– O combate ao stress
– A defesa pessoal
– A manutenção da saúde
– A longevidade
– A filosofia oriental
Seu Fundador afirmava:”O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo. É mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. E descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. E compreender as leis do universo e tornar-nos unos com ele.” Esse entendimento se dará pelo TREINAMENTO PERSISTENTE. Os movimentos do AIKIDO, sem exceção seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicando sempre o princípio da não resistência, da não utilização da força bruta.Consequentemente, pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando, inclusive, um caráter equilibrado, preparando-se para todos os momentos da vida.
Hoje o AIKIDO é praticado em quase todos os países do mundo, seguindo as tradições de seu criador e coordenado pela FUNDAÇÃO AIKIKAI DO JAPÃO, que é presidida pelo DOSHU DE AIKIDO MORITERU UESHIBA (neto do fundador).
“O Aikido é uma Arte Marcial atual e progressista pois não exige competição entre seus praticantes. Sendo assim, nos núcleos de prática que chamamos Dojo ou Academia de Aikido, os integrantes experimentam e desenvolvem, além do treinamento técnico individual, a cooperação mútua, o que auxilia na solução de problemas ou conflitos em grupo, originando bem estar individual e progresso coletivo.
Como atuam profissionalmente em variadas atividades, como empresários, professores, advogados, engenheiros, médicos, militares, arquitetos, etc., os praticantes tem um ambiente propício para, além do treinamento de técnicas de lutas, a troca de informações de vida.
Como em qualquer ambiente marcial, no Aikido desenvolve-se também a disciplina, entende-se a hierarquia e aplica-se o respeito em todas as ocasiões.
Sendo considerada a Arte da Paz o Aikido tecnicamente desenvolve em seu praticante a auto confiança, pois se o mesmo for empregado como defesa pessoal contra uma agressão física, causa sérios danos ao agressor, esse também é uns dos motivos para a ausência de competição.
Mesmo sendo refinado ao longo de gerações o Aikido não perdeu sua principal característica filosófica que é o Wagatsu, ou seja, “vencer a si mesmo” então medos, limites, inseguranças, etc., são ao longo da prática do Aikido dissipados, deixando-nos mais equilibrados, confiantes e felizes.”