No Brasil

Após o falecimento do fundador do Aikido, “Doshu”(dono do caminho) Morihei Ueshiba em 1969, seu filho Kishomaru assumiu a liderança tornando-se o grão-mestre do Aikido no mundo. Desde então, tem desenvolvido um trabalho de divulgação a nível internacional, promovendo palestras, demonstrações e seminários em diversos países.

O atual “Doshu”, Sr. Moritero Ueshiba, leciona e dirige o Hombu Dojo (Academia Central do Aikido no Mundo) localizada em Tókio, Japão. A entidade legal que subsidia o Aikido no mundo é a Aikikai e a IAF (International Aikido Federation).

Em 1961 o Professor Reishim Kawai, natural da província de Shimane, Yassugui-shi, Japão, recebeu a incumbência de divulgar o Aikido no Brasil, sob orientação do já falecido mestre 9º grau Aritomo Murashige, que era o representante do Aikido para o Exterior, abrindo sua primeira academia – Dojo Central – em 1963 em São Paulo, no bairro da Liberdade. No dia 28 de fevereiro 1963 recebeu do Grão Mestre Morihei Ueshiba o título de “Shihan” em Aikido. Em 1978, teve como visita, ilustres personalidades do Hombu Dojo – Doshu Kishomaru Ueshiba, acompanhado dos Mestres Seigo Yamaguchi e Itiro Shibata. Em 1995 fundou a – União Sul-Americana de Aikido -, passando em 1997 a Confederação Sul-Americana de Aikido, onde exerce a presidência. Neste mesmo ano recebeu do Hombu Dojo o 8° Dan de faixa preta.

 

Sobre o Shihan Reishin Kawai

Faixa Preta 8º Grau, representante do Hombu-Dojo no Brasil e países da América do Sul, introduziu e consolidou o Aikido no Brasil e está empenhado em tornar melhor a vida das pessoas através desta arte.

É a própria história da introdução, divulgação e desenvolvimento do Aikido no Brasil e paralelamente, faz parte do grupo de pessoas que popularizam a Medicina Oriental neste País.

“O Aikido é um Budo que visa vencer a si próprio e não os outros. Esta é a síntese de uma profunda filosofia desenvolvida pelo Kaiso (fundador) Morihei Ueshiba, denominada Wagatsu. Aikido, portanto, é algo além do Budo. Pode ser visto como uma filosofia de vida na qual a pessoa passa a viver em unidade e harmonia com a natureza, aceitando e respeitando as diferenças que existem entre as pessoas. Um exemplo prático, se um oponente nos atacar com um soco, deixemos o soco seguir sua direção, bastando não sermos atingidos. Se alguém nos ofender, devemos deixar que fale. É como viver o kyuzenkai (princípio contido nas orações do budismo). No Aikido existe também um princípio de fundamental importância que é o respeito e a gratidão.

Em japonês chamamos isso de Guiri Ninjo. No Aikido quando algum aluno se esquece dessa premissa e comete o Uraguiri (traição) e se intitula professor em outras searas, dizemos que o mesmo está divulgando o Djado, ou somente técnicas de luta”.

Comendas e Títulos do Mestre Reishin Kawai (por ordem cronológica decrescente):2004, veio ao Brasil, Shihan Massatake Fujita, acompanhado de sua esposa.

 

Seu Histórico

2004, visitou o Brasil, Shihan Seijuro Massuda, 8º grau.

2004, a União Sul-americana de Arte do Aikido, promoveu a demonstração anual no Estádio Mauro Pinheiro no Ibirapuera.2003, veio ao Brasil, Shihan Massatake Fujita, acompanhado de sua esposa.

2003, realizou a Demonstração anual de Aikido, nas dependências do Sesc-Pompéia, comemorando o 40º aniversário do Aikido no Brasil, recebendo a visita do Shihan Katiya Nakamura, 7º grau, presidente da Federação de Aikido de Yamaguti-ken.2002, veio ao Brasil, Shihan Massatake Fujita.

2001, foi ao Hombu Dojo, Paulo Fujita e Edgard Novelino. Acompanharam os dois, mas sob suas expensas, Carlos Alberto Grisalt. Também visitaram Osaka, Nara e Kyoto ciceroneados pelo irmão de Reishin Kawai.

2001, participou dos festejos do 70º aniversário do Hombu Dojo, realizado no Keiyo Plaza Hotel de Tokyo, Japão.

2001, veio ao Brasil, Shihan Massatake Fujita.

2000 Presidente de Honra, Federação de Aikido do Estado do Paraná.

2000 Shihan Residente no Brasil, Aikido Doshu Moriteru Ueshiba – Japão.

2000 Votos de Louvor, Câmara Municipal de Curitiba.

1997 Faixa Preta 8º Grau de Aikido, Fundação Aikikai do Japão.

1996 Consejero, Unión Argentina de Artes de Aikido.

1994 Melhor do Esporte, Secretaria Municipal do Esporte – São Paulo.

1993 Teologia Sagrada, Instituto Superior de Educação e Cultura.

1993 Presidente Honorário, Asociacion de Aikido del Peru.

1993 Presidente de Honra, Associação Catarinense de Aikido.

1993 Medaille de Reconnaissance Franco-Américanine, Institut Humaniste de Paris.

1991 Sócio Honorário, Asociacion Argentina de Aikido.

1983 Personalidade Brasileira, Instituto Brasileiro de Administração e Desenvolvimento Educacional.

1980 Diploma de Gratidão, Província de Shimane – Japão.

1978 Faixa Preta 7º Grau de Aikido, Fundação Aikikai do Japão.

1976 Vice-Presidente da Federação Internacional de Aikido (FIA) por 8 anos.

1976 Medalha Integração Nacional, Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo1975 Representante Geral do Aikido no Brasil, Fundação Aikikai do Japão.

1975 Grã Cruz, Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo 1975 Medalha Visconde de Mauá, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística1974 Medalha Mal. Cândido Rondon, Sociedade Geográfica Brasileira.

1974 Medalha D. Pedro I , Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística.

1973 Mestre em Acupuntura, Faculdade Nihon Toyo Ido-in.

1971 Medalha D. João VI, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística.

1969 Medalha da Primavera, Sociedade Geográfica Brasileira.

1969 Presidente Honorário, Instituto de Educação e Saúde.

1969 Magnus Minister, Equitum Concordiae Ordinis.

1968 Medalha Hipólito José da Costa, Associação Interamericana de Imprensa.

1967 Doutor Honóris Causa em Teologia Sagrada, Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.

1967 Comendador, Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo.

1967 Honra, Ordem Missionária Samaritana.

1967 Comendador, Supremi Scaligeri Nobiliaris ac Militaris.

1963 Orientador de Aikido no Brasil, Fundação Aikikai – Fundador Morihei Ueshiba.

1963 Mestre Superior de Aikido, Fundação Aikikai – Fundador Morihei Ueshiba.

1957 Comendador, Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.

1957 Acupuntura, Faculdade Yamamoto Japão.

1952 Bispo (Hochukyojo) Igreja Shinto Hinomaru Kyodan Honcho (reconhecida pela Casa Imperial do Japão).